Avisos do site

Em menos de um mês, Portal Educação já foi acessado por milhares de pessoas

Em menos de um mês, Portal Educação já foi acessado por milhares de pessoas

por Administrador Geral -
Número de respostas: 0

Referência na região do Alto Paranaíba, o Portal é ferramenta alternativa de aprendizado enquanto as aulas presenciais continuam suspensas

Com mais de 190 mil visualizações desde o seu lançamento, o Portal Educação continua oferecendo para os alunos da rede municipal de ensino de Patos de Minas sugestões de atividades pedagógicas, jogos, brincadeiras, filmes, vídeos e livros literários. A plataforma digital foi desenvolvida para estreitar a comunicação entre a Secretaria de Educação e as famílias e para manter o vínculo entre alunos e escola.

Para a secretária municipal de Educação, Fabiana Ferreira dos Santos, essa ferramenta é muito importante neste momento de suspensão das aulas presenciais. “Sabemos da necessidade de manter nossos alunos conectados ao universo escolar, por isso o Portal surge como primeira medida para garantir esse contato”, declarou a representante da pasta. Ela ainda demonstrou estar bastante satisfeita com a repercussão da plataforma e com a devolutiva de alunos e profissionais da área: “Temos recebido muitas avaliações positivas a respeito do Portal Educação. Professores e pais têm encaminhado para nós fotos das crianças e adolescentes realizando as atividades, assistindo aos vídeos e lendo os livros, o que mostra que nosso trabalho está produzindo bons resultados.”

Na avaliação da professora da Escola Municipal Cônego Getúlio, Shirlei Graziela Machado Silva, a criação da ferramenta digital foi uma iniciativa bastante válida, porque as sugestões ali apresentadas permitem que os alunos desenvolvam habilidades e impedem a ruptura completa dos estudantes com o ambiente escolar. Segundo Shirlei, “as atividades são interessantes, lúdicas e desafiadoras. Elas estimulam o raciocínio e a criatividade dos estudantes, além de aproximar as famílias do contexto educacional. Isso é muito bom, pois possibilita que nossos alunos tenham condições de dar andamento ao processo de ensino-aprendizagem mesmo estando afastados da escola”.

Elaine Cristina Silva Vaz Santos, mãe de Davi Snayder, que estuda no 3º ano do ensino fundamental da mesma escola, tem acompanhado o filho na realização das atividades. Para ela, o conteúdo trazido pelo Portal pode ser facilmente desenvolvido em casa. “São atividades simples que estimulam a criatividade das crianças e reforçam o que elas aprenderam. Para mim, o Portal é ótimo. Gostei bastante dessa ideia”, ressaltou Elaine.

Atualizada periodicamente com novos conteúdos, a plataforma oferece aos alunos alternativa de estudos durante o período de suspensão das aulas. É importante ressaltar que o Portal cumpre seu papel de trazer atividades com o conteúdo abordado de forma genérica, buscando trabalhar de forma mais lúdica e diversificada os temas apresentados.

Cadernos de Atividades – A Secretaria de Educação de Patos de Minas segue trabalhando com o objetivo de buscar estratégias para minimizar os impactos que a suspensão de aulas pode trazer para a trajetória escolar dos alunos. Dessa forma, as equipes das escolas municipais já estão envolvidas na elaboração de material que, em breve, será disponibilizado às crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino.